Tratamento Invasivo das Arritmias Cardíacas (Eletrofisiologia)
Através da Eletrofisiologia Cardíaca, podemos realizar a Ablação Cardíaca, que é o tratamento definitivo das arritmias Cardícas. Este é um procedimento, ou cirurgia minimamente invasiva, que visa proporcionar a CURA da grande maioria das arritmias ou obter uma grande melhora em alguns casos de arritmias de múltiplos focos, onde não conseguimos curar o paciente.
De um modo geral, a Ablação sempre está indicada quando o paciente deseja a cura de sua arritmia e sempre indicada nos casos onde o paciente já iniciou um remédio para arritmia e não houve sucesso na resolução de seu problema. Para vários casos, é sempre a melhor opção, a opção de escolha para a resolução dos episódios de arritmias. Por isso, a importância da informação e da consulta com o especialista em arritmias cardíacas.
É um procedimento que envolve alta tecnologia, em que não realizamos cortes, e através de pequenos furos na região da virilha, conseguimos acessar o coração através das próprias veias do corpo (“passagem natural”). Para isso, usamos pequenos introdutores e cateteres (“espécies de cabos finos e longos” de 2-4 milímetros) para identificar as áreas de alteração elétrica e realizar um tratamento local com uma pequena cauterização focal ou até com o congelamento do local, em alguns casos. A alta médica costuma ser em 24 horas e o pós-operatório muito tranquilo.
Estes procedimentos já são realizados no país pelos eletrofisiologistas há algumas décadas, nos principais centros médicos do país, e com o avanço da tecnologia, atingimos níveis excelentes de segurança e de sucesso na eliminação da arritmia.